Tecnologias de câmera de segurança
Nós sabemos que a função básica de uma câmera é capturar imagens, mas elas são capazes de fazer mais que isso. Esses equipamentos – que fazem parte da solução de segurança mais procurada atualmente, o circuito fechado de televisão (CFTV), têm diferentes tecnologias, o que implica diretamente nas funcionalidades e qualidades oferecidas.
Você sabia que existem câmeras analógicas, outras que só precisam de conexão com a internet para funcionar e, ainda, modelos Wi-Fi?
Tecnologia Analógica
Essa tecnologia começou a ser muito difundida na década de 1990 e continua integrando o sistema de muitos equipamentos.
O sistema analógico funciona de forma simples, através da captação de ondas na sua forma original, em áudio ou vídeo, que são gravados e processados. Por meio de uma estrutura de cabeamento coaxial, a transmissão do vídeo analógico é feita para um circuito de TV.
Vantagens das câmeras analógicas
- Fácil instalação – pois só precisam de um cabo coaxial e de um DVR. Também é possível utilizar cabo UTP + Balun (ou power balun).
- Baixo investimento.
- Boa qualidade de imagem – hoje possível com o desenvolvimento de câmeras analógicas HDCVI com resolução de 720p a 4K ( 2160p)
- Compatibilidade – modelos analógicos, são facilmente compatíveis com sistemas compostos por câmeras de um fabricante diferente.
- Tecnologia IP
- Na tecnologia IP – presente na internet, chamadas telefônicas, e-mails e aplicativos de smartphone – os dados são capturados e transmitidos em rede. Por conta disso, entre seus benefícios estão a qualidade de imagem, o acesso remoto e a flexibilidade na instalação.
Vantagens das câmeras IP
- Tecnologia flexível e instalação fácil – A instalação IP utiliza menos cabos porque possui PoE, o que facilita a expansão do sistema. Além disso, a instalação é descentralizada e não é necessário levar o cabo da câmera até o gravador: os equipamentos são conectados à rede e por isso não precisam estar no mesmo ambiente. Com CFTV IP, é possível ainda utilizar instalação com rádios ou fibra óptica.
- Sistema com expansão garantida – A ampliação de sistemas CFTV IP é fácil e inteligente. Mantendo a mesma estrutura, é possível interligar dois grupos de câmeras com apenas 1 cabo.
- Livre de ruídos e interferências – Oferecer CFTV IP significa vender produtos com máxima qualidade de sinal. A tecnologia IP é imune a ruídos e interferências, mesmo passando o cabo junto da rede elétrica, por exemplo. Ou o sistema funciona com excelência ou não funciona, não existe funcionamento parcial
- Funcionalidades exclusivas – Somente um sistema versátil como o de CFTV IP pode garantir a máxima performance de câmeras fisheye, com resolução de 12 MP, superior a 4K. Nos sistemas analógicos, por exemplo, essas especificações funcionam com menor performance, principalmente nos gravadores.
- Máximo de inteligência de vídeo – No CFTV IP, a análise de vídeo é feita na própria câmera. O processamento é descentralizado em cada câmera e não sobrecarrega o gravador. Dessa forma, um grande diferencial desta tecnologia é ter análise de vídeo em todos os canais do gravador. Funções complexas, como o Auto-tracking em speed domes e o Mapa de calor, ainda são exclusivas da tecnologia IP.
- Tecnologia Wi-Fi
Esta tecnologia é viável graças a Internet das Coisas – IoT – e traz mais praticidade para o monitoramento, principalmente para áreas internas e externas não muito amplas. Também é uma ótima opção para o cuidado de pets, bebês e outras pessoas com necessidade de atenção especial.
Vantagens das câmeras Wi-Fi
- Fácil instalação – sem uso de cabos para conexão.
- São portáteis – as câmeras são plug and play, bastando conectá-las em qualquer tomada para usá-las.
- Imagens em alta definição e visão noturna.
- Acessíveis de qualquer lugar – em tempo real pelo smartphone.
- Gravação em cartão de memória – capaz de gravar até dois meses de imagens.
- Gravação em sistemas na núvem